BrBio

BrBio

Instituto Brasileiro de Biodiversidade

Primary Menu

  • O BrBio
    • Quem Somos
    • História
    • Nossa Equipe
    • Áreas de Atuação
  • O Que Fazemos
    • Projetos
    • Apoio à Pesquisa
    • Cursos/Capacitações
    • Consultoria
    • Eventos
    • Visita Técnica
    • Programa de Estágio
    • Material Didático Científico
    • Jogos Interativos
    • Videoteca BrBio
  • Projetos
    • Projeto Coral-Sol
    • Projeto Restinga Viva
    • Projeto Ecorais
    • Programa Pegada Ambiental
  • Transparência
    • Relatório e balanço anual
    • Documentos e Certificados
  • Participe
    • Programa de Associados
    • Junte-se a nós
    • Nossos Parceiros
  • Doe Agora
Search
Menu

Ajude o BrBio, sua doação é muito importante

A biodiversidade brasileira agradece

Doe Agora

IMG_1096

Posted on5 de março de 2021AuthorEduardo Pszczol

Navegação de Post

← Previous Previous post: IMG_1096
  • Cadastre-se
  • Login
Entre com seu Google
Entrar com seu Twitter

BrBio no Instagram

Se você é amante de comida japonesa, que tal ter Se você é amante de comida japonesa, que tal ter uma embalagem grande de molho shoyu na geladeira e evitar os sachês ou garrafinhas que acompanham seus pedidos? Também dá para pedir gentilmente que o restaurante não envie os porta-shoyu, não é mesmo? É muito provável que você tenha em casa um ramequim ou algo do gênero que sirva para este propósito, evitando mais plástico no lixo. Menos plástico é mais saúde ambiental.

 
#menosémais #brbio #biodiversidade #oscip #conservação #turismo #turismoconsciente #turismosustentável #projetos #sustentabilidade #proteção #meioambiente #ConservaçãoAmbiental #MeioAmbiente #Brasil
Márcio Martins é sócio-fundador da Trevo Soluç Márcio Martins é sócio-fundador da Trevo Soluções em Comunicação, agência de Marketing e Comunicação com sede no Rio de Janeiro e filial em São Paulo. Formado em Comunicação Social, com MBA em Marketing, Márcio acaba de completar 30 anos de carreira, período em que teve a oportunidade de coordenar e atender mais de 200 clientes. Além disso, ao longo da carreira, Márcio trabalhou em  grandes jornais, agências de Relações Públicas e Publicidade, empresas e universidades. Nas últimas décadas, Márcio coordenou ações, projetos e o atendimento a órgãos ambientais, empresas e instituições que atuam na preservação ambiental, desenvolvem ações de sustentabilidade e implementam iniciativas para a conscientização de diferentes públicos. 

 
Márcio é carioca e apaixonado por cinema, viagens e pelo mar e chegou ao BrBio para cuidar das estratégias de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. Desde as primeiras reuniões com a direção, Márcio se mostrou impressionado com a força e o talento de uma equipe que se relaciona, com desenvoltura e conhecimento, com representantes da academia, de empresas e de outras organizações do terceiro setor. Algum tempo depois, Márcio recebeu o convite para integrar o conselho do BrBio, formado por especialistas em diferentes áreas e, a partir de então, passou a contribuir e colaborar com ações, projetos e iniciativas da organização como um todo.

#brbio #biodiversidade #oscip #conservação #turismo #turismoconsciente #turismosustentável #projetos #sustentabilidade #proteção #meioambiente #ConservaçãoAmbiental #MeioAmbiente #Brasil
O Dia Internacional da Biodiversidade busca a sens O Dia Internacional da Biodiversidade busca a sensibilização da população acerca da proteção da fauna e flora de todos os ecossistemas.

A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, é uma homenagem ao dia da aprovação do texto final da Convenção sobre a Diversidade Biológica, chamado “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”.

O Dia Internacional da Biodiversidade - aqui no BrBio todo dia! – é uma ótima reflexão sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem com o propósito de estimular esforços para que, até 2030, todas as ações sejam aplicadas globalmente, e contribuam para o fim de todas as formas de pobreza, para a luta contra as desigualdades, para o combate às mudanças climáticas, entre os outros 14 objetivos, assegurando que ninguém seja deixado para trás.

#brbio #diadabiodiversidade #oscip #MeioAmbiente #Brasil #ODS
Conforme estudo da Revista Elementa: Science of th Conforme estudo da Revista Elementa: Science of the Antropoceno, a poluição luminosa afeta também os oceanos. A pesquisa focou o comportamento dos copépodes, pequenos organismos importantes para teia alimentar, que usam a luz como alerta para se esconderem dos predadores. À profundidade de um metro, 1,9 milhão de quilômetros quadrados de oceano costeiro ficam expostos à luz noturna, isto é, onde há iluminação, não há copépodes.

Essa primeira pesquisa foi feita para quantificar a poluição luminosa; outros estudos serão realizados para mensurar os impactos nos ecossistemas marinhos.

Saiba mais sobre o artigo, na íntegra, em: 
https://online.ucpress.edu/elementa/article/9/1/00049/119144/A-global-atlas-of-artificial-light-at-night-under

#brbio #biodiversidade #oscip#meioambiente
O projeto 'Estação Coral-Sol' desenvolvido por M O projeto 'Estação Coral-Sol' desenvolvido por Monique Roque (PUC-Rio) @mnqroque, em colaboração com o Projeto Coral-Sol/BrBio, foi selecionado como um dos finalistas da categoria Estudante - Design de Produto pelo LADAWARDS 2022. A estação é um flutuante à base de garrafas PET, voltado à pesquisa e ao manejo do Coral-Sol, bem como à educação ambiental in loco. A ideia é que ele seja instalado na Ilha Grande (RJ) e seu objetivo é potencializar as nossas ações na região, mitigando a poluição biológica, democratizando o conhecimento acerca da vida marinha e das espécies invasoras e promovendo a saúde ambiental.

Parabéns Monique! Estamos todos em uma grande torcida.

#brbio #biodiversidade #oscip #conservação #turismo #turismoconsciente #turismosustentável #projetos #sustentabilidade #proteção #meioambiente #ConservaçãoAmbiental #MeioAmbiente #Brasil
O Dia Mundial da Reciclagem é fundamental para au O Dia Mundial da Reciclagem é fundamental para aumentar o esforço e conscientizar as pessoas da importância desse tipo de atitude. O lixo marinho e a poluição plástica também afetam a economia global. Os custos da poluição plástica no turismo, pesca, aquicultura e outras atividades, como a limpeza, foram estimados em US$ 6-19 bilhões em 2018. E projeta-se que até 2040 poderá haver um risco financeiro anual de US$ 100 bilhões para as empresas se os governos exigirem que elas cubram os custos da gestão de resíduos nos volumes previstos.

Reciclar é transformar materiais descartados em algo potencialmente útil, levando-os de volta à cadeira produtiva. Com isso, há redução de lixo sólido, preservação dos recursos naturais e consequentemente melhora da qualidade de vida das pessoas.

É considerada uma das alternativas mais eficientes tanto ambiental quanto socialmente, já que trata-se de um método limpo e eficiente de tratar resíduos e sustenta milhões de catadores e suas famílias.

A reciclagem promove o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais terrestres e marinhos, afinal nosso planeta é todo conectado! ♻

https://marsemfim.com.br/lixo-plastico-iniciativas-para-salvar-os-oceanos/

https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/7-maneiras-de-combater-maldicao-dos-plasticos-de-uso-unico

#recicle #diadareciclagem #brbio #ConservaçãoAmbiental #MeioAmbiente #Brasil #plasticonão
Você conhece os cinco erres da sustentabilidade? Você conhece os cinco erres da sustentabilidade?

Trata-se de cinco ações - reduzir, repensar, recusar, reutilizar e reciclar - que visam reduzir os resíduos de lixo no planeta. O favorecimento ao meio ambiente se dá pela mudança de comportamento de consumo de toda a população.

Vamos focar agora no REDUZIR. É preciso reprogramar a mente, deixando para trás anos de estímulo desenfreado ao consumo. Ou seja, quase uma autoterapia que surpreenderá com um tanto de autoconhecimento que você nem imagina! Com treino e perseverança, é possível chegar a uma balança interessante entre prazer e necessidade. O controle dos impulsos leva a um consumo consciente, não só em termos práticos, como emocionais. Em termos práticos é sempre mais fácil. Preciso mesmo de 4 jogos de toalha? Rapidamente é possível entender que sim ou que não. Mas tem aquelas compras que produzem endorfina imediata mas, em menos de 1 ou 2 meses, já não têm qualquer valor em nossas vidas ou qualquer influência na nossa felicidade. Neste caso, quando você resiste, descobre muito rápido que a emoção passou e foi ótimo ter seguido em frente. Quase uma libertação. Topa fazer este exercício?

#brbio #biodiversidade #oscip #conservação #turismo #turismoconsciente #turismosustentável #projetos #sustentabilidade #proteção #meioambiente #ConservaçãoAmbiental #MeioAmbiente #Brasil
Sextou com reunião de estratégia. E aqui, verde Sextou com reunião de estratégia. E aqui, verde e azul precisam andar sempre junto. 
#brbio #biodiversidade #sustentabilidade
Catarina é bióloga molecular e geneticista, tend Catarina é bióloga molecular e geneticista, tendo feito Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e pós-doutorados nas Universidades de Oxford, Cambridge e Rockefeller. Ela atua no Reino Unido, onde chefia um laboratório de pesquisa acadêmica na área de doenças tropicais infecciosas, com ênfase no desenvolvimento de vacinas. Sua ligação com o BrBio data de 2014, quando a diretora executiva do Instituto (Simone Siag Oigman, com quem Catarina estudou na graduação) a convidou para fazer parte da equipe como Diretora Internacional.
 
 
Neste papel, Catarina trabalha por um “BrBio sem fronteiras”, expandido sua área de atuação para a Europa e além. Ela promove os valores e projetos do BrBio entre colaboradores internacionais e também novos parceiros potenciais (através de apresentações, viagens, e propostas de financiamento conjunto). 
 
 “Trabalhar com o BrBio é ao mesmo tempo um desafio e um privilégio. Desafio por ser tão diferente do que eu estudo todos os dias. Mas é um privilégio fazer parte de uma iniciativa que pode e verdadeiramente nos ajuda a preservar o meio ambiente e, por conseguinte, o planeta em que vivemos. Como disse o astrônomo real britânico, Prof. Martin Rees, não há planeta B.”

#brbio #biodiversidade #oscip #conservação #turismo #turismoconsciente #turismosustentável #projetos #sustentabilidade #proteção #meioambiente #ConservaçãoAmbiental #MeioAmbiente #Brasil
Mais fotos... Siga o BrBio no Instagram

BrBio no Facebook

BrBio no Facebook

Tags

A Mata Atlântica é Aqui APA de Massambaba Aquecimento Global Arraial do Cabo Baía de Guanabara biodiversidade Bioma marinho branqueamento BrBio Café Café Consciência Conservação Consulta Pública coral-sol edital Educação Ambiental El Niño flora GIS Ibama inovação Jardim Botânico do Rio de Janeiro Lei do Mar Livro manejo Monte Alto orquídeas Parceiros Participe Plano de Manejo Plano de Recuperação da Baía de Guanabara plantas PNCMar Projeto Restinga Viva recifes de coral Restinga Restinga Viva Saquarema Saúde sistemas recifais sustentabilidade Uso sustentável Viva a Mata zoneamento Água
Copyright © 2022 BrBio. All Rights Reserved. Política de privacidade
Parallax Frame by Catch Themes
Scroll Up
  • O BrBio
    • Quem Somos
    • História
    • Nossa Equipe
    • Áreas de Atuação
  • O Que Fazemos
    • Projetos
    • Apoio à Pesquisa
    • Cursos/Capacitações
    • Consultoria
    • Eventos
    • Visita Técnica
    • Programa de Estágio
    • Material Didático Científico
    • Jogos Interativos
    • Videoteca BrBio
  • Projetos
    • Projeto Coral-Sol
    • Projeto Restinga Viva
    • Projeto Ecorais
    • Programa Pegada Ambiental
  • Transparência
    • Relatório e balanço anual
    • Documentos e Certificados
  • Participe
    • Programa de Associados
    • Junte-se a nós
    • Nossos Parceiros
  • Doe Agora