BrBio

BrBio

Instituto Brasileiro de Biodiversidade

Primary Menu

  • O BrBio
    • Quem Somos
    • História
    • Nossa Equipe
    • Áreas de Atuação
  • O Que Fazemos
    • Projetos
    • Apoio à Pesquisa
    • Cursos/Capacitações
    • Consultoria
    • Eventos
    • Visita Técnica
    • Programa de Estágio
    • Material Didático Científico
    • Jogos Interativos
    • Videoteca BrBio
  • Projetos
    • Projeto Coral-Sol
    • Projeto Restinga Viva
    • Projeto Ecorais
    • Programa Pegada Ambiental
  • Transparência
    • Relatório e balanço anual
    • Documentos e Certificados
  • Participe
    • Programa de Associados
    • Junte-se a nós
    • Nossos Parceiros
  • Doe Agora
Search
Menu

Ajude o BrBio, sua doação é muito importante

A biodiversidade brasileira agradece

Doe Agora

IMG_1171

Posted on4 de março de 2021AuthorEduardo Pszczol

Navegação de Post

← Previous Previous post: IMG_1171
  • Cadastre-se
  • Login
Entre com seu Google
Entrar com seu Twitter

BrBio no Instagram

Hoje, o presidente do nosso Conselho Consultivo e Hoje, o presidente do nosso Conselho Consultivo e imortal, Gilberto Gil (@gilbertogil), completa 80 anos. Parabéns por tantas conquistas e nosso sincero obrigada pela constante inspiração. Vida longa! 
#80anosgilbertogil #brbio #homenagemgil # conservação #biodiversidade
Segundo matéria publicada no The Guardian há alg Segundo matéria publicada no The Guardian há alguns anos, o consumo de garrafas plásticas no planeta era de 1 milhão por minuto! Mesmo  se tratando de plástico reciclável, não há esforço de reciclagem que dê conta. O excedente vai para os oceanos, o que já sabemos ser um enorme problema, com consequências cada vez mais alarmantes. 
Por isso, existe um grande incentivo global ao uso de garrafas reutilizáveis individuais. Invista em um modelo charmoso e eficiente, que conserve sua bebida fria ou quente por bastante tempo, grave seu nome e torne este hábito um toque cool no seu dia a dia. 
Aposto que sua garrafinha vai ser um sucesso, além de uma baita economia, sem falar da satisfação que você sentirá em fazer parte do grupo ambientalmente responsável de pessoas. Menos garrafas é mais saúde ambiental.

Fonte: The Guardian 

#brbio #biodiversidade #conservação #projetos #sustentabilidade #proteção #consumoconsciente #meioambiente #conservaçãoambiental #meioambiente #brasil #menosémais
Os vírus são os microorganismos mais numerosos d Os vírus são os microorganismos mais numerosos dos oceanos e ao mesmo tempo os menos conhecidos. Em um estudo recente publicado na Science, pesquisadores divulgaram os achados de uma pesquisa que coletou 35 mil amostras de água de todos os oceanos do nosso planeta. 

Foram identificados 5,5 mil tipos de vírus, abrangendo os cinco filos de vírus de RNA atualmente existentes e também espécies que serão classificadas em cinco novos filos propostos pelos autores da publicação. 

O entendimento consistente sobre as espécies de vírus auxilia, por exemplo, na compreensão do papel dos microorganismos marinhos na adaptação dos mares às mudanças climáticas. Isso porque os microorganismos fotossintéticos do plâncton absorvem metade do dióxido de carbono da atmosfera e os vírus marinhos atuam na regulação das populações desses microrganismos, modulando assim o estoque de carbono dos oceanos.
 Matthew Sullivan, microbiologista da Universidade Estadual de Ohio, autor principal dos estudos, sugere que os vírus marinhos controlam essa atividade mitigadora das mudanças climáticas promovida pelo fitoplâncton. 

Fonte: Revista Galileu e El Pais 

#brbio #biodiversidade #conservação #projetos #sustentabilidade #proteção #meioambiente #conservaçãoambiental #meioambiente #brasil
Os 5Rs existem para nos ajudar a construir um comp Os 5Rs existem para nos ajudar a construir um comportamento comprometido com a sustentabilidade do meio ambiente. 
Para isso, é fundamental #repensar nossos hábitos e promover mudanças que tragam benefícios constantes ao meio ambiente. Algumas são tão descomplicadas que você consegue começar amanhã! Como adquirir canudos e garrafas de água reutilizáveis, levar ecobags para o supermercado e dar preferência a embalagens recicláveis e produtos que agridam menos o meio ambiente durante seu ciclo de vida. Outras, como fazer a separação correta do lixo, requerem um pouco de investigação mas valem o tanto de retorno que o planeta dará a você. Bora começar?

#brbio #biodiversidade #oscip #conservação #turismo #turismoconsciente #turismosustentável #projetos #sustentabilidade #proteção #meioambiente #conservaçãoambiental #meioambiente #Brasil
O #tbt de hoje será sobre a ação do último dia O #tbt de hoje será sobre a ação do último dia 04 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia dos Oceanos, em que o BrBio participou de ação de limpeza  promovida pela Parley for The Ocean em parceria com os hotéis do Grupo Arpoador (@ipanemainn e @arpoador.rio) e a educadora Juliana Poncioni (@ju_nas.mares) na Praia do Arpoador e imediações.

A atividade, que teve por objetivo sensibilizar os voluntários envolvidos quanto à importância dos oceanos e a problemática do lixo marinho, contou com falas importantes para a Educação Oceânica e coleta de resíduos sólidos na praia e pedra do Arpoador, praia do Diabo e Praça Millôr, totalizando uma área de 67.380 m². O lixo coletado foi pesado e separado de acordo com o tipo de material juntamente com a cooperativa COOPAMA (Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente @coopamacoop). O material total coletado somou 55 Kg, sendo 20 Kg de recicláveis e 35 Kg de rejeitos, que foram destinados de forma correta.

O BrBio incentiva ações de sensibilização da sociedade com foco na conservação ambiental. Saiba mais sobre o Programa Pegada Ambiental acessando nosso site brbio.org.br/nossos-projetos/programa-pegada-ambiental/

Fotografia @jlcampos_

#meioambiente #sustentabilidade #lixomarinho #literaciaoceanica #educacaoambiental #sensibilizacao #conservacaomarinha #terceirosetor #riodejaneiro
Tartarugas marinhas são animais belos e únicos. Tartarugas marinhas são animais belos e únicos.

Depois de mais de 100 milhões de anos de sobrevivência e evolução, as tartarugas marinhas continuam desempenhando importante papel ecológico nos ambientes onde ocorrem, São consideradas verdadeiras engenheiras do ecossistema, são fonte de alimento para predadores marinhos e terrestres,  importantes consumidores de organismos marinhos, e também servem de  substrato para outras espécies.

No Brasil, existem 5 espécies e, segundo o livro vermelho do ICMBio/MMA e IUCN, todas estão ameaçadas de extinção. O ser humano tem acelerado este processo ao degradar ambientes naturais, introduzir espécies exóticas em nosso ecossistema e explorar indiscriminadamente os recursos naturais.
 
A Fundação Projeto Tamar, criada nos anos 80, tem como missão a proteção do ciclo de vida das tartarugas na terra e no mar, realizando ações de pesquisa, educação ambiental e conservação, entre outras. O projeto atua no litoral brasileiro, onde é possível observar diversos grupos de tartarugas marinhas sendo recuperados.

Fonte: https://www.tamar.org.br/interna.php?cod=63

#brbio #tartarugamarinha #biodiversidade #conservação #turismoconsciente #turismosustentável #projetos #sustentabilidade #proteção #meioambiente #conservaçãoambiental #meioambiente #Brasil
Está circulando nas plataformas de áudio, dentre Está circulando nas plataformas de áudio, dentre elas o Spotify, um lindo projeto do movimento Verdes Marias para o público infantil. O podcast “Contos da Capivara” traz uma série de 8 episódios gratuitos, cada um escrito por um autor da literatura infantojuvenil brasileira, e produzidos pela Poétika. Os áudio-contos têm por objetivo inspirar mudanças de hábito nas famílias através de microrrevoluções: pequenas atitudes por um mundo mais sustentável.

Narrado em formato lúdico, o conteúdo é recheado de questões ambientais e atrai a turminha mirim com êxito.

É uma ótima maneira de aproximar pais e filhos de pontos importantes envolvendo cuidados com o meio ambiente e sustentabilidade.

 
Fonte: https://verdesmarias.eco.br/contos-da-capivara/

 
#brbio #sustentabilidade #podcastinfantil #podcastsustentável #faunaeflora #educaçãoambiental #contosdacapivara #meioambiente #conservaçãoambiental
Na última quarta-feira, dia 08 de junho, Dia do O Na última quarta-feira, dia 08 de junho, Dia do Oceano, participamos de uma ação conjunta promovida pelo AquaRio @aquariomarinhodorio , que teve Rico de Souza @ricodesouzaoficial como padrinho. 

O evento contou com ações de educação ambiental, limpeza de praia e plantio de 3 espécies da restinga: _Acicarpha bonariensis, Blutaparon portulacoides e Ipomoea pes-caprae (L.) R.Br._ .

Contribuímos mostrando a importância da restinga e da integração oceano-terra, falando de vários ecossistemas marinhos e costeiros. 

A presença de diversos parceiros tornou a troca tão rica que esperamos poder replicar este encontro para além do mês do meio ambiente. Porque ver tantas pessoas se unindo e engajando em prol da sustentabilidade é ter a certeza de que unir forças faz o mundo melhor.

Agradecemos de coração à nossa equipe, que com foco e entusiasmo, proporcionou momentos de muita descontração e grande aprendizado para todos.
Nos últimos meses, pudemos observar diversas notícias envolvendo a chegada do peixe-leão em praias do litoral brasileiro. 
O peixe-leão, assim como o coral-sol, é uma espécie exótica invasora que causa danos ao nosso ecossistema. Esse peixe invasor já foi identificado no Rio de Janeiro, Arquipélago de Fernando de Noronha, Ceará, Piauí, Amapá e Pará, inclusive em águas rasas, o que indica que o peixe-leão se espalha pela costa brasileira.
Por não ter predadores naturais, pode proliferar de forma descontrolada, competindo com as espécies nativas, que precisam migrar em busca de alimento e habitat. A bioinvasão é a segunda maior responsável pela perda de biodiversidade no planeta e pode causar graves prejuízos sociais e econômicos. 
No caso do peixe-leão, ainda há risco à saúde pois ele conta com espinhos venenosos que injetam toxinas, podendo causar danos a banhistas, pescadores e outros peixes da região.
Se você avistar um peixe-leão, entre em contato com o SIMAF (Sistema Integrado de Manejo de Fauna) do Ibama e faça o seu registro através do link https://simaf.ibama.gov.br/. 
Saiba mais sobre bioinvasão, acessando a plataforma bioinvasãobrasil.org.br.

#peixeleão #bioinvasão #brbio #ecossistema #meioambiente #preservaçãoambiental #plataformabioinvasãobrasil
Mais fotos... Siga o BrBio no Instagram

BrBio no Facebook

BrBio no Facebook

Tags

A Mata Atlântica é Aqui APA de Massambaba Aquecimento Global Arraial do Cabo Baía de Guanabara biodiversidade Bioma marinho branqueamento BrBio Café Café Consciência Conservação Consulta Pública coral-sol edital Educação Ambiental El Niño flora GIS Ibama inovação Jardim Botânico do Rio de Janeiro Lei do Mar Livro manejo Monte Alto orquídeas Parceiros Participe Plano de Manejo Plano de Recuperação da Baía de Guanabara plantas PNCMar Projeto Restinga Viva recifes de coral Restinga Restinga Viva Saquarema Saúde sistemas recifais sustentabilidade Uso sustentável Viva a Mata zoneamento Água
Copyright © 2022 BrBio. All Rights Reserved. Política de privacidade
Parallax Frame by Catch Themes
Scroll Up
  • O BrBio
    • Quem Somos
    • História
    • Nossa Equipe
    • Áreas de Atuação
  • O Que Fazemos
    • Projetos
    • Apoio à Pesquisa
    • Cursos/Capacitações
    • Consultoria
    • Eventos
    • Visita Técnica
    • Programa de Estágio
    • Material Didático Científico
    • Jogos Interativos
    • Videoteca BrBio
  • Projetos
    • Projeto Coral-Sol
    • Projeto Restinga Viva
    • Projeto Ecorais
    • Programa Pegada Ambiental
  • Transparência
    • Relatório e balanço anual
    • Documentos e Certificados
  • Participe
    • Programa de Associados
    • Junte-se a nós
    • Nossos Parceiros
  • Doe Agora