O Projeto Restinga Viva tem como missão a conservação da Restinga de Massambaba, Região dos Lagos, RJ.  O objetivo geral da primeira etapa do Projeto Restinga Viva é a conservação dos remanescentes de restinga do município de Arraial do Cabo através do envolvimento de diferentes setores da comunidade local.

Pretendemos valorizar a relação entre os habitantes do município com a restinga, sua flora, sua fauna e diversidade em geral, fornecendo subsídios para programas de educação e sensibilização ambiental nas escolas do entorno da restinga.

Esta fase do Projeto Restinga Viva conta com o apoio financeiro da San Diego County Orchid Society, San Diego, CA, EUA. Em conjunto da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Cultura, realizaremos uma ação educativa na Escola Municipal Francisco Luiz Sobrinho, na localidade de Monte Alto, Arraial do Cabo.

O Projeto Restinga Viva, de maneira mais abrangente, pretende atuar em todos os municípios da Região do Lago onde existem fragmentos do Parque Estadual da Costa do Sol, quais sejam: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro d’Aldeia.  Estes municípios compõem o Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio. Com diversos atores da região, estamos elaborando um projeto maior onde os principais objetivos são a conservação da diversidade, a restauração e recuperação dos ambientes degradados e a sensibilização de moradores e visitantes.

Principais Ações do Projeto:

Deixe uma resposta